• vidafelizrj

ENCONTRO INTERNACIONAL DE ACORDEONS DO RIO DE JANEIRO



PROJETO PERMANENTE

O PROJETO VISA CONVIDAR ACORDEONISTAS DE VÁRIOS PAÍSES A COMPARECER EM DATA PRÉ-DETERMINADA PARA UMA ÚNICA APRESENTAÇÃO COM O OBJETIVO DE OFERECER UM INTERCÂMBIO CULTURAL COM OS VÁRIOS RITMOS E CONTEXTOS MUSICAIS, CADA UM COM SUA PERFORMANCE ESPECÍFICA. A APRESENTAÇÃO DOS 25 ACORDEONISTAS SERÁ REALIZADA, DE PREFERÊNCIA, NO CENTRO MUNICIPAL DE REFERENCIA DA MUSICA CARIOCA ARTUR DA TÁVOLA, NA TIJUCA, COM CAPACIDADE PARA 200 PESSOAS, EM 2 SESSÕES. COMO PRODUTOS CULTURAIS DERIVADOS SERÃO EDITADOS WORKSHOP, REVISTA COM BIOGRAFIA DOS ACORDEONISTAS, PROGRAMAÇÃO E ROTEIRO DE APRESENTAÇÃO; E DOCUMENTÁRIO DA TRADIÇÃO DO USO DO ACORDEOM. O PÚBLICO ALVO SÃO OS IDOSOS DAS DIVERSAS INSTITUIÇÕES DO RIO DE JANEIRO E SEUS FAMILIARES.


OBJETIVO DO PROJETO:

REALIZAR UM ENCONTRO DE ACORDEONISTAS DE DIVERSOS PAÍSES E ESTADOS BRASILEIROS QUE QUEIRAM SE REUNIR EM UMA ÚNICA APRESENTAÇÃO NO RIO DE JANEIRO, BRASIL, ABERTO AO PÚBLICO. O OBJETIVO PRINCIPAL DA ORGANIZAÇÃO DO EVENTO É PROPICIAR UM INTERCÂMBIO CULTURAL, APRESENTANDO AO PÚBLICO O PODER SONORO DO ACORDEOM. O PÚBLICO ALVO SÃO OS IDOSOS DAS DIVERSAS INSTITUIÇÕES DO RIO DE JANEIRO E SEUS FAMILIARES.




FICHA TÉCNICA COM FUNÇÕES E OS NOMES DA EQUIPE DO PROJETO CULTURAL:

COORDENADORA DO PROJETO: IEDA THOMÉ (PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO E COORDENAÇÃO DE EQUIPE); PRODUTOR E DIRETOR: MORAIS DO ACORDEON (DIRIGE A MONTAGEM E PRODUÇÃO DO ESPETÁCULO MUSICAL, SELECIONA E DEFINE PROCESSOS DE CENOGRAFIA, SONOPLASTIA, AMBIENTAÇÃO E FIGURINOS); DIREÇÃO MUSICAL: CRIS MORAIS (SELEÇÃO DO REPERTÓRIO MUSICAL); ASSISTENTE DE PRODUÇÃO E ASSISTENTES DE DIREÇÃO A DEFINIR. FILMAGEM, FOTOGRAFIA, TÉCNICO DE SOM E ILUMINAÇÃO A DEFINIR. COORDENADOR DE TRANSPORTE/TRANSLADO: MARISTELA GIOSEFFI; COORDENADOR ADMINISTRATIVO/FINANCEIRO: ARI VIRGINIO DE ABREU (PAGAMENTO AOS FORNECEDORES E PRESTADORES DE SERVIÇO; ACOMPANHAMENTO DO PROJETO); CONTABILIDADE DO PROJETO: N.S CONTABILIDADE; ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO: A DEFINIR. MÚSICOS: ACORDEONISTAS CONVIDADOS (REALIZAÇÃO DAS APRESENTAÇÕES E WORKSHOP); FORMADORES DE PLATEIA: A DEFINIR (VISITA AS INSTITUIÇÕES DA TERCEIRA IDADE PARA DIVULGAÇÃO E RESERVA DE INGRESSO).

O ACORDEON NO BRASIL FOI MUITO DIFUNDIDO, NA DÉCADA DE 1950 ERA COMUM ENCONTRAR ATÉ 2 ACORDEONS NA MESMA CASA. ESSE INSTRUMENTO COM VÁRIAS CONFIGURAÇÕES SE ADAPTOU COM A CULTURA DE TODOS OS POVOS, QUER SEJA EM SUA MÚSICA POPULAR FOLCLÓRICA OU ERUDITA. NOS ANOS 60 COM O ADVENTO DO ROCK O ACORDEON PERDEU MUITO DE SUA FORÇA. ASSIM SENDO SE QUER COM ESSE EVENTO A PRESERVAÇÃO CULTURAL DO ACORDEON.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo